5 de julho de 2013


GettyImages

Quando você diz que está fazendo terapia, ou que está em acompanhamento psicológico, ou que simplesmente está pensando em procurar um psicólogo, não é raro ouvir "mas está tão ruim, a esse ponto?".

Na maioria das vezes procuramos e precisamos de acompanhamento psicológico em momentos difíceis da vida que sozinhos não conseguimos "dar conta" da situação. Ou quando estamos em tratamento médico e é importante ter o psicológico saudável para o sucesso do primeiro. Ou quando medicamentos e outros tratamentos não conseguem resolver nossos problemas.

As pessoas vão ao psicólogo ou porque alguém (médico, professor, pai, amigo, namorada, etc.) sugeriu ou porque sentiram necessidade ou de resolver alguma questão ou de se conhecer melhor. Quase nunca alguém vai porque vai para fazer "manutenção", como se vai ao dentista. Mas é certo que, uma vez que você tem interesse em si mesmo, em se conhecer melhor e, de alguma forma, mudar a sua situação atual que não lhe satisfaz, um psicólogo pode ser um profissional muito útil para acompanhar essa tarefa.

Algumas situações em que o acompanhamento psicológico pode ser interessante de alguma forma são em quadros de:

- depressão

- ansiedade

- agressividade

- insegurança

- insatisfação profissional

- questões sexuais (disfunções, transtornos, distúrbios)

- medo (síndrome do pânico, fobia social, hipocondria)

- transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão alimentar)

- pré e pós-operatórios (cirurgia bariátrica, transplantes, plásticas)

- pós-traumáticos (lutos, tragédias, mudanças)

- tratamento de câncer e outras doenças de tratamento demorado

- tratamento de vícios e manias

- problemas de relacionamentos (familiar, profissional, social)

- fases intensas da vida (vestibular, casamento, separação)

- gravidez e maternidade

Além disso, tudo que está relacionado a seu comportamento, sentimento ou pensamento que esteja incomodando de alguma forma (uma "mania", por exemplo) pode ser discutido com um psicólogo. Não que ele seja a solução para todos os assuntos, mas pelo menos vai ajudar a entender a situação e pensar junto como chegar no que você quer.

Quanto ao formato, na prática, estar sob acompanhamento psicológico é ter um psicólogo tratando e acompanhando a sua queixa. A duração das sessões e a periodicidade delas, bem como a duração do tratamento, varia conforme o método de trabalho e recomendações do profissional.

E sim, a maioria dos profissionais faz uma entrevista inicial para apresentar seu trabalho e ouvir a queixa do paciente. Sem cobrar (mas é sempre bom confirmar antes). Por isso, literalmente, não custa nada perguntar se você está na dúvida.

0 comentários:

Postar um comentário